De volta a Poli

 

Minha recente viagem ao Brasil me levou a destinos bem diferentes. Primeiro fui a Porto Alegre e  depois a Brasília, aonde participei de alguns eventos sobre o uso de TI em governo. O Brasil que já foi pioneiro nesta área, recentemente perdeu espaço para nossos vizinhos da América Latina e de acordo ao último relatório das Nações Unidas, caímos da posição 33 que ocupávamos em 2005, para ser o número 45 em 2008, sendo superados pelo Chile e até mesmo pela Argentina, que nos anos anteriores estava bem atrás.

Mas apesar deste percalço Brasileiro em se posicionar como líder no uso de TI na América Latina, na visita a Porto Alegre e Brasília, pude acompanhar o êxito com que o novo sistema de Nota Fiscal Eletrônica está sendo implantado no Brasil. Os benefícios fiscais e tributários decorrentes deste sistema são enormes, pois ele permite uma enorme redução das fraudes e evasões fiscais. Além disso, este sistema é um tributo ecológico, pois com ele, cerca de 500 milhões de notas fiscais em papel deixarão de ser emitidas mensalmente, salvando árvores, reduzindo a poluição de rios e economizando milhões em energia. Um perfeito exemplo de uso correto da tecnologia em prol da sociedade.

Mas a ida a São Paulo tinha como objetivo principal atender a um pedido do meu colega Sokan Kato Young e fazer uma palestra na AEP – Associação dos Ex-Alunos da Poli, a qual ele dirige com muita competência. Sokan queira que eu falasse para alunos e ex-alunos, um pouco sobre as minhas viagens e da experiência de ser um executivo da Microsoft aqui nos Estados Unidos. E assim, numa noite bem agradável, contei um pouco do que é trabalhar por aqui, das experiências de ser um “globe-trotter” e dos impactos que a tecnologia vai trazer no mercado de trabalho nos próximos anos.

 

Apresentei no meu TABLET PC, algumas aplicações sobre reconhecimento de escrita, funcionalidade que já está disponível no Windows Vista, mostrei um pouco do trabalho de tradução automática no Messenger, feito pelo Helvecio Ribeiro, outro brasileiro que trabalha aqui na Microsoft, além de exibir um filme sobre como será o Hospital do Futuro.

Esta minha volta a Escola Politécnica, foi uma ótima oportunidade para rever velhos colegas de faculdade e admirar o potencial dos novos engenheiros que estão se formando. Uma safra admirável de jovens que entram no mercado de trabalho com um enorme potencial de materializar em benefícios, o que aprenderam em teoria sobre tecnologia.

Sokan , obrigado! 

 

Para ver os slides da palestra:

1- Instalar o XPS Viewer (Windows XP/VISTA)
2- Clicar abaixo para fazer o download do arquivo:

http://cid-8ae713fa762b3228.skydrive.live.com/embedrowdetail.aspx/Palestra/UmaVis%c3%a3odoFuturo.xps

 Ver página Principal do BLOG

 

This entry was posted in Reflexões. Bookmark the permalink.

Leave a comment