Lata Velha

Nestes lados do mundo, a preservação do meio ambiente é quase uma religião. Há coleta seletiva de lixo, usa-se o vento como fonte de geração de eletricidade, construções são projetadas para minimizar a necessidade de aquecimento no inverno e ar-condicionado no verão.

Há até uma multa pesada para quem fizer xixi nos lagos e rios. Só não sei como é feita a fiscalização para aplicar essa lei. Talvez existam guardas escondidos com binóculos poderosos, observando voyeuristicamente todo aquele que se aproxima da beira de um curso d’água.

Aqui se conserva de tudo. Tradições, energia e documentos. Mas o que mais me chama a atenção é como a gente local preservam suas “latas velhas”. E digo lata velha como uma forma carinhosa de tratamento a carros antigos. É surpreendente a quantidade de automóveis com mais de quarenta anos de uso que por aqui circulam, todos muito bem cuidados e que são usados por seus donos em afazeres diários.

O deslumbrante “Concurs d’Elegance” de Peeble Beach e seus carros que chegam a valer dezenas de milhões de dolares, teve como vencedor da edição de 2008, um Alfa Romeo 8C 2900B Touring Berlinetta de 1938 , cujos proprietários, Jon and Mary Shirley, moram em Medina, um lugar não muito longe da minha casa. Para se ter uma ideia do padrão de vida desse bairro, só preciso dizer que eles são vizinhos do Bill Gates.

Claro que aqui também existem os desfiles e concursos de carros antigos, com direito a prêmios e a motoristas vestidos a caráter em trajes típicos da época. Mas é no dia a dia, passando pelas ruas destes rincões frios e chuvosos, que estas relíquias podem ser vistas em sua total beleza.

Deixo com vocês aqui no Blog, alguns flagrantes que capturei destas maravilhosas e para mim fascinantes máquinas de quatro rodas, e que estão por aqui a desafiar imponentes, o inexorável tic-tac do tempo.

 

      http://sc1.sclive.net/13.0.1392.0724/Web/Parts/PhotoAlbum/script/slideshow.swf

 

Technorati Tags:

 
This entry was posted in Reflexões. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s