Ha Long Bay e Os Campos de Arroz

Na minha recente viagem ao Vietnam, tive a oportunidade de passar o fim de semana por lá e é claro aproveitei para conhecer um pouco mais daquele fascinante país.

Em uma viagem de que durou um pouco mais de três horas, sai de Hanói em direção a famosa baia de Ha Long, no Golfo de Tonkim. Considerada pela UNESCO como patrimônio da humanidade, por sua beleza já foi cenário de muitos filmes famosos e até mesmo de uma aventura de James Bond, Tomorrow never dies.

Hu Long Bay (75)Em Vietnamita, Ha Long quer dizer Baia dos Dragões Descendentes, pois segundo a lenda ali era o local aonde os dragões haviam descido do céu para proteger os nativos da região. O fato é que o local é visualmente fantástico e pela tranqüilidade de suas águas, colônias de pescadores criaram com suas canoas, cidades flutuantes, e vivem da pesca e da venda de frutas e verduras aos demais barcos que por ali cruzam. Famílias inteiras vivem em pequenos barcos e estão sempre a abordar outros barcos para oferecer seus produtos.

Mas alem da beleza de Ha Long Bay, a estrada para lá revela imensos campos de arroz, em delicados tons verde-amarelo, repletos de homens e mulheres, a ceifar ou a secar o arroz, sempre usando o tradicional e cônico chapéu de palha e um pano a cobrir o rosto, costumes criados para se protegerem do calor e do ar repleto de pó da palha do arroz.

No meio de tudo isso, búfalos trabalham em arar os pântanos, centenas de ágeis motociclistas levam na garupa imensas cargas, sejam de móveis, verduras ou porcos e mulheres equilibram sobre os ombros, enormes cestas de vime, com os produtos da colheita diária.

Hu Long Bay (29)

O ponto baixo deste bucólico pais é o impacto ambiental que a rápida industrialização esta trazendo: Pântanos de arroz estão sendo aterrados para construção de fábricas modernas e minas de carvão são exploradas com muito pouco cuidado, deixando cidades e vilas debaixo de uma camada de fuligem preta que esta se tornando indelével e criando sérios problemas ambientais e de saúde para a população das redondezas. Passei por vilas aonde as ruas são completamente cobertas por carvão, o ar é denso e poluído e as tradicionais casas coloridas haviam se tornado cinza.

Fora isso, a experiência de passar uns dias no Vietnam foi maravilhosa e "um prato cheio" para quem gosta de fotografia como eu. Basta ver nos links abaixo.

Os Campos de Arroz

Ha Long Bay

 

This entry was posted in Travel. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s