Havaí 5 0

Manilla -16Quando eu estava me preparando para viajar para Manila, falei com alguns amigos das Filipinas para saber um pouco mais daquele país e que coisas eu poderia visitar por lá nas minhas horas livres.

Fui surpreendido pela resposta que em Manila não ha nada de muito interessante para o turista, alem de bons restaurantes e de uma animada vida noturna. Inconformado pela resposta, fui atrás de informações na internet e também não achei nada que fosse relevante. Mesmo assim, preparei minha tralha de fotografia já que eu teria uma manhã livre no sábado antes de embarcar de volta para Seattle.

Cheguei a Manila no fim da tarde e debaixo de uma torrencial chuva tropical. Levei quase duas hora para fazer os 7 quilômetros entre o aeroporto e o hotel e pelo caminho, a coisa mais interessante que notei foram as centenas de "Jeepnees" que circulam pela cidade. Os "Jeepnees" são ônibus usados no transporte público e que levam esse nome por que parecem "jeeps" enormes. Muitos são fabricados como se fossem de aço inoxidável, e sobrepintados de forma exótica e multicolorida, tem a grande frontal característica dos "Jeeps", mas outros trazem na frente grades idênticas a de Mercedez Benz ou Rolls Royces. Debaixo daquela chuva não consegui boas fotos desses curiosos veículos, mas esperava com entusiasmo que o sábado chegasse, para sair a ruas e fotografá-los além de clicar outras curiosidades da cidade.   

Manilla -11        Manilla -13

Durante a semana, fui tratar de meus compromissos profissionais já que houvera sido convidado para fazer uma palestra no Forum de Diretores de Informática Governamental. Durante os meus deslocamento pela cidade para atender as demandas da minha agenda, pude realmente notar que Manila, uma metrópole com 14 milhões de habitantes, não tinha maiores atrativos para documentar com minha câmera. Fotografar prédios e viadutos como os que há em São Paulo, não era nada que me apetecia. Mas de qualquer forma, fiquei com esperança que no sábado eu pudesse finalmente encontrar lugares e pessoas para fotografar.

E eis que chegou sábado e com ele, um nova chuva torrencial que me impediu de sair pela cidade e conseguir os cliques que eu queira. Cidade inundada, transito caótico, tive que sair duas horas antes do previsto para conseguir chegar ao Aeroporto a tempo. Fotos nem pensar.

E pior, meu vôo estava atrasado pela chuva e com previsão de perder minha conexão em Honolulu, que me traria de volta a casa. Depois de muitos anos na estrada, ou melhor, pernoitando em aeroportos, aprendi, que nessas horas, não há nada o que se possa fazer. Não adianta espernear ou gritar, apenas se deve calmamente esperar o que o destino nos trará. No fim embarquei, mas sem saber ainda se chegaria em tempo para a minha conexão.

Haway -26E por sorte cheguei ao Havaí e o avião em que teria que embarcar já havia partido…

Por sorte ??? – Sim por que graças a esse atraso, acabei passando um dia em Honolulu e por lá eu pude clicar as fotos que não consegui tirar em Manila.

Fiquei apenas 18 horas em Honolulu, mas foi o suficiente para assistir a uma espetáculo de Hula, passear de madrugada pelas praias, conhecer Waikiki e subir a pé até o topo do Diamond Head, a grande cratera que domina os horizontes desta pequena ilha no Pacífico e que um dia foi a sede do império de Kamehameha I – O unificador de todas as ilhas do Havaí.

Faltou encontrar-me com o Magnun e com o Steve McGarrett, o implacável detetive de Havaí Cinco Zero. Ficará para a próxima vez. E para quem quer ver um flashback sobre Magnum e Havai Cinco Zero, coloquei abaixo os respectivos video clips.

Pois é. Mais uma vez se faz verdade a lenda popular: Atirei no que vi, mas acertei no que não vi. Queria fotografar o povo das Filipinas e acabei fotografando surfistas no Havaí.

    

 

This entry was posted in Travel. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s