Reflexos em Santiago

DSC_1739 (2)Após percorrer um roteiro que me levou a passar por cinco aeroportos e embarcar em quatro aviões distintos, acabei aterrisando em Santiago do Chile. Foram trinta e seis horas de viagem, saindo de Manila, passando por Tokyo, Los Angeles e Miami até desembarcar em Santiago.

Vim a Santiago para diversos encontros com autoridades do governo Chileno, já que este pais mira o futuro com uma seriedade pouco vista em outros, e portanto falar sobre tecnologia nesta paragens da Cordilheira dos Andes, encontra ouvidos ávidos e atentos.

Santiago é para mim quase que minha segunda casa. Adoro esta cidade, aonde morei por quase um ano entre 1967 e 1968. Uma época de descobertas e revoluções, Che Guevara sendo morto alí do lado na Bolivia e o Prof. Barnard revolucionando a medicina com o primeiro transplante de coração realizado na Africa do Sul. Naquela época, Santiago era quase provincial. Era gris e muito europeia. Enormes casarões nos bairros elegantes da cidade, pouco prédios com mais do que dez andares e uma vidinha calma e tranquila.

Hoje encontro Santiago, uma metropole moderna. Aranha céus marcam o horizonte e os antigo casarões deram lugar a sofisticados edificios envidraçados. Santiago hoje é uma cidade cheia de reflexos e modernidades. E apesar de que a comida de frutos do mar, aquela que ainda por lá se come no mercado central, com temperos marcantes de cebola e coentro, ter o mesmo gosto do que tinha nos meus tempos de jovem, a cidade hoje é outa: Cosmopolita e cheia de pressa, como qualquer outra capital do primeiro mundo.

Esta nova Santiago é aquela que pude muito rapidamente fotografar, nas poucas horas que tive livres em um domingo a tarde, depois das trinta e seis horas trancafiado dentro de aviões e aeroportos.

DSC_1735    DSC_1747    DSC_1749  

 

Para ver as outas fotos de Santiago, clique aqui.

This entry was posted in Travel. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s