A Colombia e Alvaro Uribe


F
azem quase trinta anos que pisei em Bogotá pela primeira vez. No começo dos anos oitenta, a capital da Colombia era um lugar difícil de se gostar. Com um transito caótico, atrapalhado ainda mais pelos pésimos motoristas indisciplinados, a cidade era campeã de batidas e atropelamentos. Não raro era encontrar-se um acidente de carro a cada duas ou tres esquinas. Prédios decadentes, ruas empoeiradas, ar
poluido, assaltos por toda parte e ainda com as bombas das guerrilhas explodindo em shopping centers e supermercados. Com um cenário desses, era muito dificil achar Bogotá uma cidade atrativa.

Mas tenho que confessar no entanto que Bogotá é hoje uma outra cidade. A guerrilha e suas bombas podem ser consideradas coisas do passado e embora os motoristas ainda deixem muito a desejar quanto ao quesito ordem e segurança na direção, já não se vem acidentes como antigamente. Prédios modernos estão dando lugar as decadentes construções de antes e grandes avenidas deram uma nova imagem a cidade, disciplinando um pouco, o transito conturbado.

Essa mudança é fruto sem dúvida, da lderança pólitica que hoje existe na Colombia. Ela se chama Alvaro Uríbe.

39 LMadridJá venho acompanhando há tempos esse processo de transformação pelo qual passa a Colombia, mas meu encontro nesta última terça feira com o Presidente Alvaro Uribe, deixou-me ainda mais impressionado com sua determinação politica e sua visão estratégica de longo prazo.

O encontro ocorreu durante a cerimonia de abertura do ICEGOV, o congresso organizado pelas ONU sobre a temática de governo eletrônico e que se realizou em Bogotá. Antes da cerimônia oficial de abertura do congresso, tive a oportunidade de cumprimetar e conversar com o Presidente Uribe. O fato estava fora do protocolo formal do evento, mas dono de uma personalidade forte, o presidente não se limitou ao “script” oficial e fez questão de conversar com uns poucos de nós que eram palestrantes convidados no congresso.

 

45   Enquanto os demais componentes da mesa oficial liam seus discursos preparados com muita antecedência, o presidente decidiu rasgar o texto escrito pela assessoria e falou de improviso. E que discurso. Citando dezenas de fatos para comprovar sua fala, ele associou de maneira brilhante o exito do Governo Colombiano no combate ao crime, aos investimentos prioritários que o pais tem feito nas Tecnologias de Comunicação e Informação. Citando um estudo realizado pela Universidade de Los Andes em Bogotá, ele mostrou como a penetração de telefonia celular nas regiões mais conturbadas do pais, havia contribuido de maneira importante para redução dos índices de criminalidade.

  Além disso, com dezenas de exemplos o Presidente Uribe apresentou casos de exito na Colombia, resaltando os benefícios que a tecnologia de informação trouxe aos cidadãos daquele país e explicitamente reiterou seu firme compromisso de continuar investindo em TICs, para aprofundar ainda mais esta tão bem sucedida transformação social pela qual passa a Colombia.

Durante o evento, também tive a oportunidade de falar em duas ocasiões, mas eu, que viajo pelos quatro cantos do mundo para falar sobre a necessidade de se investir em tecnologia para alavancar o desenvolvimento social e ecônomico, não poderia ter ouvido discurso melhor do que aquele que ouvi do Presidente Alavro Uribe.

 

Invited Session 14: Microsoft dinner

 

 

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s