Rijeka–Croacia

Minhas viagens tem-me levado a lugares que nunca ouvirá falar. Desta vez, fui convidado para ir até a Croácia e participar de dois eventos importantes, aonde eu deveria fazer uma apresentação sobre a importância das Tecnologia móveis para o desenvolvimento econômico.

A primeira apresentação aconteceu em Zagreb, cidade que eu já conhecia, em um evento chamado Mobility Day e coube-me a honra de fazer a palestra inaugural para um público aproximado de 500 pessoas. Pude falar como as novas tecnologias de comunicação estão mudando o comportamento das pessoas trazendo melhor qualidade de vida e acelerando o ritmo do desenvolvimento econômico.

image

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante a paletras, eu mostrei alguns exemplos de como transações bancárias podem ser feitas por telefone com toda a segurança e como telefones celulares estão substituindo os cartões de embarque em aeroportos. Hoje muitas companhias aéreas já estão abolindo os bilhetes de passagem, substituindo-os por um código de segurança enviado diretamente ao aparelho do seu celular. Na hora do embarque é só colocar o celular em frente a um leitor de código de barras e o seu acesso ao avião estará  liberado. Economia enorme de tempo, assim como também de inúmeros papeis na forma de bilhetes, recibos e fichas de embarque e portanto economia também de recursos naturais. Além da maior eficiência e segurança, a mãe natureza agradece.

E depois de fazer a palestra em Zagreb, acabei viajando para a desconhecida Rijeka, uma cidade Universitária na costa do Adriático e que ainda conserva uma arquitetura com vestigios do Império Austro Hugaro e dos tradicionais  anos 40 e 50, nos tempos em que a Croácia fazia parte da hoje extinta Yugoslávia.

DSC_0840 DSC_0894

Lá, fui recebido para proferir uma aula no departamento de Engenharia e Computação e que na verdade acabou sendo um bate-papo sobre o futuro da tecnologia com alunos e professores. Cidade simples, a beira do tranqüilo mar Adriático. Mas, os professores ainda me reservavam uma surpresa no almoço que me foi oferecido, em uma pequena Hosteria a beira do porto. Os antepastos, as massas e os risotos preparados a moda da região, que por sinal é vizinha da Itália, deixaram um sabor inesquecível. Da vista, a Rijeka, ficaram as fotos que tirei como recordação e a vontade de voltar ao lugar e repetir as iguarias daquela boa mesa.

Mais fotos de Rijeka

.

This entry was posted in Tecnologia, Travel and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s