Ljubljana, Bled e os Alpes

Se alguém já leu livros de contos de fada, e encantou-se com castelos nas montanhas, bosques verdejantes, carruagens carregando príncipes em busca de princesas maravilhosas, então não se surpreenderá nenhum pouco ao conhecer Ljubljana, a lindíssima capital da Slovenia.

Uma das pérolas do império Austro húngaro, Ljubljana é remanescente do tempos medievais, com um magnífico castelo feudal encravado na mais alta colina da planície, a dar guarida a uma fértil e linda região, tendo por um lado o Mar Adriático e por outro os contrafortes dos Alpes.

DSC_0968 DSC_0979

Passei quase dois dias trabalhando em Ljubljana nesta elegante, adorável e cultural cidade e aproveitei o fim de semana que se aproximava para conhecer um pouco mais desse lindíssimo pais, e de sua gente bonita e amigável. E já que estávamos perto dos Alpes, perguntei ao meu amigo Blaz Golob, que mora em Ljubjana, como poderia aproveitar o fim de semana para fazer uma escalada nos Alpes próximos. Qual não foi minha surpresa quando ele me ofereceu para ir justo e me servir de guia na escala do monte Visevnik, o segundo mais alto da Slovenia, com 2.050m de altura. Fiquei encantado com a idéia mas um pouco preocupado pois o Blaz foi membro da equipe olímpica de esqui da Eslovênia e que é considerada uma das melhores do mundo. Ele me dizia que quando jovem escalavam essa montanha em 3 horas até o topo  carregando os esquis nas costas e de lá e faziam o downhill em apenas alguns minutos.

– “As vezes a gente subia duas vezes no mesmo dia…”

DSC_1104

As sete da manhã de sábado, Blaz acompanhado de sua filha Mia de treze anos, me recolheram no hotel e depois de uma hora de estrada, estávamos aos pés dos Alpes para uma escaada de cerca de 1300m. E que aventura… A trilha era bem inclinada, cheia de pedra úmidas e escorregadias, como alguns precipícios importantes nas cristas dos “traveses” .

IMG_1962

O dia começou lindo, ensolarado com algumas poucas nuvens na base, mas infelizmente ao chegarmos ao topo, de onde poderíamos ver descortinar-se boa parte dos Alpes, fomos encobertos com nuvens pesadas, que não nos deixavam ver muito mais do que alguns poucos passos. Mas pelo menos pude deixar meu nome no livro de registro e me tornei assim um Alpinista de verdade!

Voltamos com muito cuidado, já que não estávamos totalmente preparados para aquelas condições de montanha, mas depois de quase 3 horas de descida, chegamos a base e para celebrar, fomos almoçar em Bled, uma cidade próxima e que assim como Ljubljana é uma verdadeira obra prima de um conto de fadas.Mas melhor do que ficar aqui contanto essa estória, vou deixar fotos e vídeos para mostrar a beleza e elegância imperial deste pais admirável e pouco conhecido que é a Eslovênia.

DSC_1090

 

Fotos de Ljubljana

Fotos de Bled

Escalada do Visevnik nos Alpes

 

Passeio por Ljubljana

.

This entry was posted in Travel and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

1 Response to Ljubljana, Bled e os Alpes

  1. Pingback: Ljubljana | Lorenzo Madrid

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s