Tallinn – A Jóia Esquecida do Báltico

Passei quase uma semana em Tallinn a convite do ICEGOV – a Conferência Internacional sobre Governo Eletrônico que é organizada sob os auspícios das Nações Unidas. Dado o caráter multinacional e poli-cultural do evento, a cada ano a conferencia se realiza em um continente distinto, e desta vez coube a Europa sediar a sede do evento. Os evento anteriores já aconteceram em Macao, no Cairo, Bogotá, em Beijing e este agora em Tallinn, capital da Estônia.

DSC_1106

Apesar de ter sido dominada por anos sob a cortina de ferro, a Estônia consegui preservar muitas das suas qualidades originais, principalmente a arquitetura do seu centro Histórico que tem origens nos anos 1.200 em uma vila de pescadores que construíram muralhas de pedras para se proteger de ataques externos. As muralhas existem até hoje e a elas, ao longo dos anos, foram sendo incorporadas torres e edifícios medievais que fazem Tallinn ser uma cidade única, pela beleza de seus castelos, de suas múltiplas igrejas que professam a fé católica e a ortodoxa e que hoje está repleta de pequenos e elegante restaurantes, bares e lojas para turistas, e que dão uma alegria e vibração contagiante a cidade.

DSC_1110 DSC_1119 DSC_1136

Para se entrar a Cidade Histórica, passa-se antes por uma avenida cheia de lojas de flores, que nos inunda a vista com belíssimos arranjos florais, cheia de flores exóticas e marcantes perfumes do campo.

Tallinn foi uma grata surpresa. Uma pequena cidade, com gente amável e sorridente, e cheia de novas imagens a casa esquina. Seja um bufão medieval, a fazer acrobacias pela rua, ou um artesão tecendo casacos típicos da região, ou ainda restaurantes com oferecem a deliciosa carne de “rain deer” (veado campeiro) ou outras delicias da culinária local.

Tallinn, uma bela cidade para enfeitar o mapa de qualquer turista que deseja mais do que ver grandes paissagens ou comprar os últimos eletrônicos que estão na moda.

Fotos de Tallinn

 

Tallinn–O Centro Histórico

.

This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s