O Voo do Condor.

Talvez por ter conquistado a fama de eterno viajante, uma das perguntas que mais me fazem é qual o meu lugar preferido entre os tantos que já visitei pelo mundo. E a resposta quase sempre causa frustração: Depende…

Há lugares maravilhosos pela beleza de suas paisagens, outros pelas delicias da culinária, alguns pelo charme de ruas estreitas, ou ainda aqueles que encantam pelos cheiros exóticos ou por mulheres enigmáticas. Outros ainda pela modernidade e conquistas tecnológicas estampadas em altos edifícios e gigantescas telas de LED. Não é simples escolher entre tantas coisas fantásticas e que me chamam a atenção em múltiplas dimensões.

No entanto, tenho para o Chile uma posição especial na minha lista de lugares que gosto de visitar. É claro que os vínculos familiares tem boa influência nisso, mas a verdade é que a cada nova viagem que faço a Santiago, me demonstra como esse pequeno e estreito país do Pacífico vem se transformando ao longo dos anos em uma nação de primeiro mundo sem perder suas características culturais e o charme e a elegância que herdou como colônia do Reino de Espanha.

Terras férteis, mares frios e profícuos e um clima que permeia entre o mediterrâneo, temperado e desértico dão ao Chile os ingredientes fundamentais para produzir uma gama imensa de alimentos de altíssima qualidade, frutos do mar inigualáveis e principalmente, vinhos extraordinários que hoje se posicionam entre os melhores do mundo.

Mas além da boa comida, da gente educada e cortes e dos grandes avanços tecnológicos que se observam em Santiago, resta ainda no Chile um lado campestre e de cidade pequena, que me fascina e me encanta. Sempre que posso, ao chegar a Santiago, alugo um carro para visitar pequenas cidades próximas e que ainda mantem o mesmo ritmo e tradições de tempos passados.

LR-1704

Desta vez, decidi repetir uma viagem que já havia feito anos atrás e subir a Cordilheira dos Andes pelo Vale do Rio Maipo, em direção a um pequeno aglomerado de casas conhecidos como Banhos Colinas, a poucos passos da fronteira com a Argentina e a mais de 3.000m acima do nível do mar. Saindo do hotel, após 50 quilômetros de uma boa estrada o asfalto termina e dá lugar a um caminho de pedriscos e que se torna íngreme e cheio de precipícios. É ai então que a beleza imponente da cordilheira se faz presente em toda sua magnitude.

LR-Stich 01

Mas este passeio em particular iria me presentear com uma das mais belas surpresas que já tive oportunidade de observar em muitos e muitos anos. Em uma das paradas que fizemos para tirar fotos em um dos belíssimos vales escondidos entre as montanhas, pudemos ver um dos mais raros animais que se pode observar no mundo: Um magnífico Condor Andino (Vultur gryphus) veio apresentar-se planando pelas correntes de ar que se formam entre as montanhas. Este fantástico gigante dos ares, com a elegância de suas enormes asas, exibiu-se em delicadas acrobacias por quase meia hora, cruzando o vale diversas vezes.

Quase extinto na América do Norte, o Condor ainda sobrevive em algumas áreas dos Andes e habita apenas em grandes altitudes. Encontros como este que pude observar são raríssimos e a oportunidade que tivemos foi um grande presente que a natureza nos deu. Moradores da região com que pude falar a respeito também estavam perplexos por ter visto tão fantástica ave.

A beleza destas montanhas e dos vales que elas abraçam, não cabe em palavras e mesmo as fotos que tirei, não fazem jus a grandiosidade do lugar. Mas mesmo que não tivesse as fotos, nada permanecerá tão vivo em minha memória do que ter tido a oportunidade de estar no palco do Vale do Maipo, emoldurado pela cordilheira dos Andes, como espectador privilegiado do fantástico Voo do Condor.

LR-1722

 

+ Fotos

.

Advertisements
This entry was posted in Travel, Viagem and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s